1 de jun. de 2020

Tudo sobre minha faculdade de TURISMO - matérias, viagens, etc...


Tudo sobre minha faculdade de TURISMO  - matérias, viagens, etc...

Oi gente! A um tempinho atrás postei sobre o fim do meu 2º período do curso (clica aqui para ler o post) Nos comentários desse post a Júnia pediu para que eu postasse comentando sobre meu curso e tudo que ele abrange. Demorei, eu sei, mas hoje é o dia!! Vou tentar falar sobre tudo, matérias, grade, professores, etc. 

Porque decidi fazer turismo? 

Para quem ainda não sabe, terminei o ensino médio em 2016 (sem saber o que queria fazer da vida). Em 2017 abriu inscrições para a faculdade de pedagogia EAD da UFJF, aqui no polo da minha cidade. Como estava sem fazer nada resolvi tentar. Pronto, passei e comecei a fazer. Nisso com o passar dos dias, começaram a falar que estava faltando documentos meus, porém já tinha entregado tudo de documentação que eu tinha. Mas não foi o suficiente, então cancelaram minha matrícula. Traduzindo: fiz um período inteiro de pedagogia, mas confesso que não estava gostando, estava achando que aquilo não era para mim e antes de terminar esse período comecei a pesquisar outros cursos presenciais na federal. Me interessei por turismo e resolvi arriscar. Fiz o Enem novamente e me inscrevi em turismo na primeira opção de curso. Acabei passando, mas perdi a data da chamada e só vi depois que tinha sido chamada. Então resolvi tentar de novo no segundo semestre e novamente passei e comecei a estudar em 6 de agosto de 2018. 

ICH - UFJF
Foto: Google

Meu 1º período 

No primeiro dia de aula estava chovendo muito mesmo e eu não fazia ideia de onde era o tal do ICH, sai perguntado para todo mundo que estava vendo. Cheguei na sala de aula toda molhada e tremendo de medo por aquilo ser uma coisa totalmente nova para mim. Fazia tempo que não tinha contato com ninguém, passei quase 2017 e 2018 todo em casa, sem um pingo de vontade de fazer alguma coisa ou de manter contato com os outros. Logo no primeiro dia conheci a Jaíne e nos demos super bem e hoje fazemos tudo juntas kkk 
Com o passar dos dias fui ficando mais relaxada e menos temerosa. Passei a gostar de estar lá. As matérias que tivemos foram bem introdutórias:

  •  Estudos sociológicos e turismo
  •  Fundamentos do lazer
  •  Mobilidades contemporâneas 
  •  Ambiente e sociedade
  •  Fundamentos do turismo 

Consegui passar bem tranquila por esse período, as matérias não eram tão difíceis e os professores eram bem legais (ok, alguns nem tanto, mas deixa quieto kkk). Teve uma matéria, a de Fundamentos do Turismo que fui com nota abaixo do que gostaria. Foi uma matéria que tive um pouco de dificuldade. 


Meu 2º período 

Nesse período eu já estava mais relaxada quanto a estar lá, um lugar lotado de gente totalmente diferente. Confesso que não lembro bem das coisas com mais detalhe, até porque estou escrevendo esse post estando no 4º período já. As matérias que tivemos foram mais direcionadas, foram elas:


  • Políticas públicas em turismo
  • Dimensões da hospitalidade
  • Organização do espaço e turismo
  • Desenvolvimento, comunidades e turismo

Passei super de boa também nesse período, tirando uma única matéria que para mim foi a pior (não digo de conteúdo, mas porque exigiu muito da gente).


Meu 3º período

Esse período confesso que não foi um dos meus melhores, tive muita dificuldade em algumas matérias. Não peguei nenhuma recuperação, mas passei sem entender certas coisas. Tivemos algumas viagens de campo, na qual eu fui só em duas, Ibitipoca e Iracambi (eu fui porque era bolsista da matéria do período passado). As matérias foram:

  • Abordagens teóricas do turismo
  • Fundamentos do planejamento turístico
  • Turismo, consumo e comunicação
  • Organizações e produções de bens turísticos

E se não fosse por conta do Corona Vírus, eu estaria na metade do 4º período, porém nós vamos ficar um semestre atrasados. Não sei vocês, mas na minha faculdade não está tendo aulas online. 

Mais para frente eu volto a escrever mais um post como esse contando mais os próximos períodos e das minhas escolhas. Temos duas ênfases para escolher - gestão e patrimônio- e bom, eu ainda não sei bem qual escolher. 

Beijos mil!




4 comentários:

  1. Acho um curso muito bacana, mas não sei se faria. Essa viagem de campo a Ibitipoca deve ter sido demais!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Eu faço pedagogia por amor a profissão mesmo... pq eu odeio as aulas kkk mas ainda bem que vc não desistiu nas tentativas de ingressar em um universidade. ter uma formação é sempre uma otima escolha

    https://www.meninasousadas.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma prima que fez essa faculdade e sempre achei bem interessante, com certeza é uma faculdade que eu faria

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Nos conte o que você achou da postagem ou do nosso blog.
Pode dar sugestões, ideias, temas.

♥ Deixe o link do seu blog pra visitarmos.

Volte sempre e obrigada pela visita!