18 de mai. de 2020

Resenha: 99 dias



Oi gente! Faz tempo que não faço resenha literária por aqui. Mas como agora eu baixei o Kindle no meu celular, estou lendo mais, afinal tem bastante livro gratuito na loja da Amazon. Já tenho vários baixados para eu começar a ler. 
Tem um tempo que terminei de ler o livro 99 dias da autora Katie Cotugno
O livro conta a história de Molly Barlow, que vive um triangulo amoroso com dois irmãos Donnelly. 

Será que um erro pode definir quem você é? Molly Barlow traiu seu namorado. Com o irmão dele. E a mãe dela fez o favor de escrever um livro contando a sua história, que deveria ser um segredo entre elas. Um livro que se tornou um bestseller, e que virou a vida de Molly de cabeça para baixo. Para fugir da espiral de ódio e fofoca que suscitou em Star Lake, a garota decide viver um ano fora, num internato. Mas quando volta à cidade no verão, para passar os 99 dias que faltam até entrar para a faculdade, ela tem que acertar as contas com aqueles que lhe fizeram mal e tentar resgatar os laços com quem era especial para ela. Autora do bestseller Duas vezes amor, também publicado pela Rocco Jovens Leitores, Katie Cotugno conta a história de Molly Barlow em 99 capítulos – ou dias – de leitura vertiginosa, em que aborda temas como amor, traição, culpa e perdão.

O livro é bem curto e tem capítulos - ou dias - bem pequenos. Molly é uma adolescente que mora na cidade de Star Lake e namora o Patrick Donnelly. Molly, ou Mols para os amigos, conhece desde sempre a família Donnelly. Após uma discussão com Patrick, ela acaba se envolvendo com o irmão de seu namorado, Gabe. Após um tempo ao cometerem a traição, Molly acaba se abrindo com a mãe. Até então algo normal, uma filha resolve contar algo que cometeu para a mãe, afim de tirar um pouco o peso do erro das costas, mas o que Molly não imaginava era que sua mãe ia escrever um livro baseado na sua história e pior, que ele viraria um best-seller. 

Pronto, todos daquela cidade ligaram os pontos e descobriram que a personagem do livro era Molly e que ela havia traído Patrick com o irmão, Gabe. Ela se vê presa em meio a julgamentos e ofensas de todas as partes, e decide ir embora para um internato. 

Faltando 99 dias para começar a faculdade, Molly está de volta a Star Lake, e claro, não é nem um pouco bem recebida. Novamente ela tem que lidar com as ofensas, que são direcionadas somente a ela, como se fosse a única a errar. Gabe escapa de todo ódio por parte das pessoas ao descobrirem a traição. 

Molly tem 99 dias para poder retomar amizades que deixou para trás ao sair fugindo, tem 99 para tentar perdoar a mãe. Porém não serão dias fáceis, na verdade, vão acontecer coisas bem piores do que quando Molly deixou a cidade.


O que achei?

Eu gostei bastante da forma como cada capítulo é contado, em forma de dias. A gente tem a noção de fato que os dias de Molly na cidade estão indo embora e que logo logo ela vai para faculdade. Eu confesso que no princípio fiquei com pena do Patrick, apesar dele não ter apoiado a Molly a correr profissionalmente, ser traído pelo próprio irmão é bem decepcionante. Mas o Patrick ao longo da história foi mudando e não era exatamente tão digno de pena como eu pensei. 

Ela errou? Sim. O Gabe também errou. Mas todos insistiam em julgar apenas a Molly. Infelizmente é o que acontece de verdade. A autora só mostrou que nós, mulheres somos mais julgadas que os homens por cometerem os mesmos erros. Porém, a Molly me irritou muito pois ela teve todas as chances possíveis de ajeitar as coisas, mas ela só errava mais. O pior é que ela sabia que ia magoar novamente as pessoas que se importavam com ela, mas parecia que ela não estava nem aí. 

Apesar de se tratar de um triângulo amoroso, a autora soube desenvolver um final coerente para a história. Katie Cotugno soube explorar muito bem os nossos sentimentos, porque ao mesmo tempo que a gente sentia raiva de alguns  personagens, nos sensibilizados com outros, que não mereciam estar no meio dessa confusão que a traição causou. 

Vocês já leram esse livro? Gostaram ou achou ruim? 


Postado por

6 comentários:

  1. Gostei da resenha! Aliás, eu tenho esse livro na minha biblioteca Kindle, mas ainda não o li por que achei que a história era mais romântica e melosa, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É zero romântica. Uma pena, porque eu adoro livros bem melosos kkk

      Mas a real é que a história é toda em cima de um triângulo amoroso em família, tudo muito complicado

      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, mas parece ser bem bacana mesmo. Darei uma chance a ele!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim! Eu baixei ele gratuito na Amazon, às vezes ainda está de graça.

      A leitura é bem tranquila e bem rápida também

      Beijo

      Excluir
  3. é bem vida real né? só julgam a nós mulheres
    me pareceu um bom livro

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais. Como sempre as mulheres são as únicas culpadas desses tipos de erros.

      Beijos

      Excluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Nos conte o que você achou da postagem ou do nosso blog.
Pode dar sugestões, ideias, temas.

♥ Deixe o link do seu blog pra visitarmos.

Volte sempre e obrigada pela visita!