12 de mai. de 2020

Google Keep: aprenda a se organizar



Oi gente! Muita gente tem dificuldades para se organizar, seja com coisas do trabalho/escola/faculdade ou mesmo nas coisas simples do dia a dia. Eu como uma boa virginiana sou adepta a organizar tudo (inclusive as pastas do email e do computador, que vou dar dicas por aqui de como deixar tudo nos conformes). Antes da quarentena começar, eu trabalhava em uma agência de viagens, e por estar lidando diretamente com o público e com sonhos, eu precisava me manter organizada para não esquecer nenhum orçamento, documento para assinar ou data de ida e chegada de passageiros. 

A princípio, eu deixava as cotações para fazer anotadas no Whatsapp mesmo, porém chegou uma hora que já estava esquecendo de mandar algumas, estava ficando tudo embolado. Então resolvi partir para o Google Keep. 

Google Keep: aprenda a se organizar
foto by: unplash

O que é Google Keep?

O Google Keep ou simplesmente Keep, é um serviço do Google que podemos fazer anotações rápidas. É um serviço grátis, você só precisa ter conta no Google e já pode usar.
A interface dele é super fácil e bem dinâmica. Além de poder usar no computador, você pode baixar no seu celular, tem a mesmas funções. 

Eu usava ele no trabalho, mas você pode adaptar as dicas que vou dar para qualquer área ou mesmo para o seu dia a dia. É possível acrescentar fotos, fazer listas, adicionar lembrete e até mesmo colaborador.

Color Code no Keep 

Muita gente usa o color code para se organizar nos estudos. As cores podem facilitar bastante o uso do Keep e a maneira de se organizar por lá. No meu exemplo eu usava basicamente quatro cores, mas existem 12 cores para personalizar sua nota. Meu sistema de organização com o color code era assim:
  • Branco: cotações que não havia mexido;
  • Verde: cotações prontas, que havia feito;
  • Vermelho: cotações que eram mais urgentes;
  • Laranja: cotações que não havia terminado;
Bom, resumindo, você pode usar as cores para identificar como anda o seu trabalho, o que fez ou deixou de fazer. Funciona bem porque nosso cérebro acaba associando cada cor com sua função.

Marcadores

Eu particularmente usava para reforçar o uso das cores, mas você pode usar para separar cada função do seu trabalho. 

Google Keep: aprenda a se organizar

Ok, mas como posso usar no meu trabalho/estudo?

O Keep é bem completinho, dá para mudar as cores da nota (como eu disse ali em cima, são 12 cores), arquivar, fixar, adicionar foto, fazer listas. Se você pretende usar para se organizar nos estudos, use e abuse das cores, assim como muita gente já faz no caderno. Pode por exemplo:
  • Anotar datas de provas (cor vermelha)
  • Anotar datas de trabalhos (cor azul)
  • Anotar matérias para passar a limpo (cor amarela)
  • Pode fixar as notas que tem as datas de provas ou colocar lembrete também
Se você pretende usar no ambiente de trabalho, sugiro que assim como os estudantes, use também as cores, mas escolha algumas cores "chaves" que vão facilitar sua visualização imediata. Por exemplo:
  • De azul os bolos que foram encomendados
  • De verde os centro de salgados que foram encomendados
  • De roxo os centro de docinhos que foram encomendados
Lembrando que é só uma sugestão, que no caso é para alguém que trabalha com comidas de festas. Mas adapte da maneira que for possível para você. 

Dica importante

Se você trabalha com prazos, sempre coloque a data visível e no topo da sua anotação. Se assim como uma confeiteira, você precisa saber para quem será a encomenda, coloque no título da nota o nome do cliente. Assim fica bem mais fácil de  se organizar. 
Depois de terminar sua tarefa, deixe a nota arquivada e não a exclua, você pode precisar verificar alguma coisa depois. 

Espero que não tenha me esquecido de nada e que todas essas dicas sejam uteis na sua organização. Pegue as dicas e transforme para a sua realidade, mude algumas coisas, faça essa ferramenta te ajudar de verdade. 

Beijos mil!

Postado por

8 comentários:

  1. eu ainda não conhecia
    vou passar a usar, porque amo deixar tudo organizado e separado pra não esquecer de nada

    beijo
    A mina de fé

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    1. É muito prático. O único que consegui me adaptar, já tentei usar outros, como o Trello e mais alguns que nem me lembro mais o nome, e nada de me acostumar.

      Beijos

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  2. Oii! eu já usei muito o Keep, depois parti para o app de notas do meu próprio celular que tem funções bem parecidas com o do Google, é muito útil e ajuda demais na organização do dia a dia e trabalho.

    www.vinteprimaveras.com

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    1. Eu fazia isso, anotava no Notas também quando eu estava na escola.
      Mas no trabalho o Keep me facilitou muito, ainda mais por poder usar no computador, é fácil de visualizar, pode usar cores (que ajuda muito a codificar cada coisa).

      Beijos

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  3. Respostas
    1. E não é menina. Super útil e bem fácil de usar. Não abro mão dele não. Já tentei usar outros mas não rolu kk

      Beijo

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  4. Oi!
    Adorei o post e a dica. Eu costumo usar o Google Agenda ou o One Note (da Microsoft). Não sabia do Google Keep.
    Seguindo o blog!
    Beijos,
    Gêmeas De Rosa
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    1. Oii! Meninas, tudo bom?

      Não cheguei a testar esse Google Agenda não, vou olhar ele depois.
      Já o OneNote, uso para estudar, fazer meus resumos, acho ele ótimo para isso.

      Beijos e voltem sempre aqui, viu <3

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