4 de mai. de 2020

Cultura da "GRATIDÃO"


Cultura da "GRATIDÃO"
Fotos by: Unsplash  
gratidão
substantivo feminino
 
1. qualidade de quem é grato.
2. reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.
Oi gente! Estava vendo um vídeo no Youtube, no canal do Matheus (Matando Matheus a Grito) em que ele fala sobre a "falsa gratidão". Resolvi então falar um pouco sobre isso aqui também. A gente já cansou de ver no Instagram várias pessoas postando fotos lindas com a hashtag Gratidão. É lindo ver pessoas gratas pelo simples fato de estarem vivas. Mas se você reparar bem, grande parte dessas pessoas que postam fotos com essa legenda não estão sendo gratas no trabalho, em casa, ou no metrô, mas sim em uma resort luxuoso ou em uma praia quase deserta. E é ai que entra a questão da "falsa gratidão".

É como o Matheus disse, ser grato em Dubai é fácil demais, mas a verdadeira gratidão não está no que você compra ou no lugar que você está, a gratidão é um sentimento, e sentimentos devem partir do coração. 

"A gratidão é algo que brota no corpo, porque é ali que os sentimentos existem. É na sensação de leveza do corpo e de calor no peito, no lacrimejar dos olhos, no arrepio da mandíbula, na sensação de sorriso que brota."

Ser grato é amar o fato de você estar vivo. Vejo muitos vídeos no Facebook de pessoas que tem condições/doenças raras e me pego triste comigo, porque elas estão sempre agradecendo por cada coisinha, mesmo não podendo caminhar, mesmo não podendo se movimentar, elas estão sendo gratas. Isso é a verdadeira gratidão, não tem haver com nenhuma viagem caríssima que você vai fazer. Não estou dizendo que você não deve agradecer por conquistar essas coisas materiais, quero dizer que não devemos esperar poder comprar essas coisas para sermos gratos. O momento de sermos gratos é agora. 


Não devemos nos conectar com a palavra GRATIDÃO e sim com o sentimento/sensação de estarmos gratos. Não seja aquela pessoa que posta a hashtag por que está em alta (eu me incluo nisso, pois também falhei quanto a isso). E se você segue essa # no Instagram, deixe de seguir, não se sinta mal por ver tanta gente viajando, com carrão ou no emprego dos sonhos sendo "gratos". Tudo aquilo pode fazer parte da falsa gratidão. 

Quantas vezes vimos essas pessoas sendo desmascaradas? Quantas vezes descobrimos que o que pregam nas redes sociais não levam sequer para a vida deles? Pois bem, não se deixe enganar com esse falso discurso de "temos de sermos gratos". Seja grato sim, mas de forma sincera e partindo do coração, pois é dele que nascem os sentimentos. Digamos não a cultura da "gratidão, da falsa gratidão.




4 comentários:

  1. amei o texto, uma bela reflexão sobre gratidão

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Amei seu texto, realmente o sentimento de gratidão é tudo nessa vida!
    Beijos!

    Lob Blog

    ResponderExcluir
  3. Acho que a gratidão vem de dentro, principalmente pelo que estamos vivendo, ser grato por estar vivo, por ter quem você ama bem e outras coisas relacionadas a isso, é que a gratidão virou "modinha" e todos usam por muitas vezes sem nem entender de fato isso, eu só paro de seguir quando a pessoa é assim, faz bem pra saúde mental.

    www.vinteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Acredito que ao menos nisso estou fazendo certo. Minha prima vive me dizendo que eu sou muito grata, e de fato sou. Tenho tanto a agradecer. Eu já não acompanho mais essa turma da gratidão em rede alguma. É irritante...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Nos conte o que você achou da postagem ou do nosso blog.
Pode dar sugestões, ideias, temas.

♥ Deixe o link do seu blog pra visitarmos.

Volte sempre e obrigada pela visita!