30 de set. de 2019

Viagem para Iracambi - 2 dias de muito aprendizado

Oi gente! Semana passada eu fui viajar com o pessoal da faculdade em uma visita técnica em Rosário da Limeira, mais ou menos perto de Bicas. A visita tinha como intuito conhecer uma rede de TBC (turismo de base comunitária). Ficamos "hospedados" na Fazenda Iracambi, um centro de pesquisas localizado na Mata Atlântica, ao pé da Serra do Brigadeiro.

Nossa visita durou dois dias e graças à Deus não estava chovendo, mas pelo contrário, tava um calor danado. Fizemos trilhas, conhecemos cachoeiras lindas e pessoas incríveis que contribuem não só para a comunidade, mas para toda a natureza ao redor.

Chegamos por volta de 10h da manhã na Fazenda Iracambi, tomamos um delicioso café no restaurante da Larissa (acho que esse é o nome dela), colocamos nossas coisas nos 5 chalés que tem disponíveis lá, cada chalé possui dois quartos e um banheiro. Logo em seguida partimos para fazer a trilha das plantas medicinais que leva mais ou menos uns 15min. O mais legal foi ver que mesmo diante de sua dificuldade, um colega nosso deficiente visual se propôs a participar da trilha e foi lindo de ver a Rogéria (Trilha Viva) descrevendo cada coisa para ele. Inclusão é necessário sim!! E no final, teve banho de cachoeira ❤

Viagem para Iracambi - 2 dias de muito aprendizado
Por volta de 13h almoçamos e partimos para a propriedade do Damien. Conversamos sobre turismo na região, sobre as principais potencialidades daquele local, etc. Por fim, tomamos café. E que café da tarde minha gente!! Três tipos de broa, uma mais gostosa que a outra. O Damien é produtor de bananas e também apicultor, faz um mel maravilhoso.

A noite, tivemos o jantar e um "luau" em volta da fogueira. Foi bem divertido, porque até os estrangeiros entraram na onda da cantoria.
Na sexta, acordamos bem cedinho, por volta das 6:30h e às 7h tomamos nosso café e fomos visitar as propriedades no entorno de Iracambi. No caminho encontramos o senhor Antônio, ou Toni. Ele veio de Barcelona e vive uma vida totalmente pacata, voltada para suas artes. Sem brincadeira, uma arte mais linda que a outra. Ela faz trabalhos com papel machê e também pinturas de tela. Fora a experiência de vida e saberes que ele detém. Gostei muito de conhecer ele. A gente passa a ver a vida de um ponto diferente.

Viagem para Iracambi - 2 dias de muito aprendizado

Depois de visitar o senhor Toni, fomos para a Vila Franciscana. Um lugar maravilhoso também. Conhecemos a cachoeira Naor e a plantação do Pavão. Ele é um agricultor orgânico, não usa nada de agrotóxicos. Produz hortaliças, frutas (banana e morango - especialidade dele), além de produzir também geleias e  licores de morango. Até trouxe um potinho de geleia para casa.

Para terminar nossa estadia em Iracambi, fomos almoçar no restaurante da Carminha. Ela trabalhou por alguns anos na fazenda, mas sempre deve o desejo de ser dona do seu próprio negócio. Junto com seu filho e sua nora abriram o restaurante. Nós fomos o primeiro grupo de turismo a almoçar lá.

Caso se interessem em conhecer Iracambi, eles aceitam visitantes, escolas, faculdades e voluntários. Mas vão preparados, pois por ser mata, tem bastante insetos (tem muita gente que tem alergia. Uma menina do grupo ficou toda inchada por conta de picadas de insetos).

Por hoje é só. Sei que escrevi demais, mas é impossível não contar tintim por tintim, porque foi tudo muito incrível. Beijos e fiquem com Deus ❤

Algumas fotos são minhas, mas a maioria são de várias pessoas kk. Obrigada a quem registrou esses momentos únicos. Só não vou dar os créditos um por um porque realmente não sei de quem são.