5 de ago. de 2019

3 dicas para aprender HTML/CSS e editar seu blog sozinha


3 dicas para aprender HTML/CSS e editar seu blog sozinha

Oi gente! Tudo bom? Começo dizendo que infelizmente eu sei a quantas anda o mundo dos blogs e que muita gente nem pensa mais em ter um ou simplesmente abandonaram os seus 😞
Mas se você é diferente e ainda quer embarcar nesse mundo de posts e códigos esse post é para você mesmo!

Começar um blog não é tarefa fácil, já lhe adianto. Vai te exigir bastante esforço e dedicação, mas se você estiver disposto/a e também puder investir talvez não precise se dedicar tanto assim (digo em questão de layouts/templates)Mas caso não puder investir em um layout totalmente personalizado e feito especialmente para seu blog, fique tranquilo/a pois existem diversos layouts free por aí, basta pesquisar um modelo que lhe agrade e simplesmente ir modificando tudo do seu jeitinho. 

Quando começamos com o blog não sabíamos nada mesmo de nada, nem acessar a internet direito. Era nosso primeiro contato com o mundo virtual. Nessa época os layouts que considerados "bonitos" eram totalmente diferentes do "bonito" de hoje. Isso em 2012. Mas vou facilitar para você, vou ajudar a entender melhor ou pelo menos te dar umas belas dicas de como aprender mais sobre HTML/CSS e ter o layout dos seus sonhos, sem precisar gastar um tustão sequer. 

  • Meta a cara e não tenha medo de errar
A principal dica e talvez a mais importante delas é essa! Não tenha medo de errar não. Eu também quebrei a cabeça milhares de vezes até aprender o que sei hoje. Antes de testar os tutoriais diretamente no seu blog, crie um blog de teste com o mesmo layout do seu "original" e nele vai testando tudo. Se der certo bem, e se não der tenta de novo e de novo, ou testa um outro tutorial. Uma hora vai, isso eu te garanto. 

OBS: Cole os códigos em um bloco de nota e vai alterando nele mesmo, depois que tiver tudo concluído é só colar no lugar certo do códigos do seu blog. 

3 dicas para aprender HTML/CSS e editar seu blog sozinha
Olha como era antes. Não tinha nada demais, mas aí fui aprendendo aos poucos.
  • Estude sobre HTML/CSS
Eu não sou a melhor pessoa para explicar isso para vocês, mas o layout do seu blog é feito a partir deles e é trocando, acrescentando, modificando os códigos de HTML/CSS que seu blog vai ganhando cara nova. 
Por isso estude bastante sobre o que é, para que serve, como modificar, o que pode ser modificado. 
Quando você entra na área de códigos pode até levar um leve susto - Meus Deus o que é isso? Por onde começo? Mas a real é que depois que você aprende sobre cada um deles tudo fica fácil e você vai acabar nem necessitando acompanhar um tutorial, vai só no achômetro. 

  • Peça ajuda a outros blogueiros, não tenha vergonha
Quando a gente começa nesse mundo da blogosfera, começamos sem entender nada e sem conhecer ninguém. Mas caso você já conheça alguns/mas blogueiros/as não tenha vergonha de pedir ajuda. Se você viu algo que gostou do blog dessa pessoa, pergunte a ela quem fez, se poderia te ensinar , etc... Deixe a vergonha de lado um pouquinho. E posso te dizer uma coisa? Tem gente que ama ajudar os outros com isso.




Bônus

Para facilitar sua vida, vou compartilhar aqui uma listinha de grupos de interação no Facebook. Por lá tem muita gente legal que vai ter dar aquela força na hora que lhe surgir uma dúvida. 


Agora uma listinha com alguns blogs ótimos cheios de tutoriais bem bacanas: 



Então, gostou das 3 dicas para aprender HTML/CSS e editar seu blog sozinha? Daria mais alguma para nossos colegas iniciantes? Fique a vontade para comentar ♥️

Recapitulando: 
  1. Pratique 
  2. Estude
  3. Peça ajuda
Beijos mil! 
POSTADO POR

11 comentários:

  1. Jaynara, muito obrigada pelo link e pela citação!
    Fico muito feliz e honrada!
    Concordo com suas dicas, eu mesma comecei praticando sozinha, errando e acertando, descobrindo os caminhos, numa época em que existiam poucos blogs de ajuda.
    E, pra ser franca, eu era tão tímida e crua que nunca pedia ajuda, por timidez e por nem saber como pedir, não saber nem como dizer o que queria rsrs
    Acrescento um conselho: persista.
    Errar 1, 5 ou 20 vezes é normal.
    Tá difícil? Acredite em mim, uma noite de sono e a cabeça da gente acha a solução daquele código que parecia impossível.
    beijos, e obrigada de novo!

    ResponderExcluir
  2. Muitoo legal esse post, bem informativo!
    Confesso que eu não tenho paciência em aprender HTML/CSS, quando eu tinha flog eu até aprendi uma coisinha ou outra, mas com o tempo que algo que toma mais tempo e é algo "sério" eu prefiro pagar pra alguém fazer pra mim, mas admiro muitooo quem aprende e saber fazer tudo isso sozinha porque é bem complicadinho.
    Gostei muito das dicas! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não manjo nada de html, mas preciso mesmo estudar sobre.
    Achei suas dicas ótimas! Já vou até dar uma olhada nesses grupos!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. adoro a Elaine, sempre dá dicas ótimas mesmo, aprendi muito com ela
    esses dias mexi com HTML e olha foi sofrido haha mas eu venci

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, meu blog é bem novinho, eu não entendendo nada sobre isso. Espero algum dia virar expert no assunto.


    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  6. eu sou um zero a esquerda pra mexer no HTML do meu blog, tem mt coisa que queria mudar e nao consigo, adorei suas dicas!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse post, acho chique quem sabe mexer em HTML hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu fico até com vergonha de falar isso, mas eu sou formada técnica em informática, mas não lembro bulhufas sobre html e css. Lembre de ter estudado sobre eles no curso, mas terei que aprender tudo novamente. Estou com uma meta a longo prazo de estudar tudo isso. Hoje meu layout não é feito por mim, mas pretendo conseguir fazer um layout bem bonitão nos próximos três anos (prazo longo pra não me matar caso não consiga)

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  9. Os blogs foram esquecidos por aqueles que não visitam a blogosfera com frequência, mas para quem ama esse lugar, uma vez blogs, pra sempre blogs!
    Suas dicas são ótimas por que por experiência própria sei que funcionam, aprendi HTML e CSS sozinha desde a época dos flogs e fotologs, até trabalhei por um tempo desenvolvendo layouts para blogs. Sobre entrar na área dos códigos e se assustar é normal, meu marido fica perplexo quando me observa mexendo com HTML, mas a gente pega o jeito e logo percebemos que não é um bicho de sete cabeças.
    Meu layout atual foi comprado por que ele é responsivo, mas é eu quem modifico quando necessário.
    Amei seu post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um blog muito bom com tutorias tbm, ele está abandonado, mas os tutoriais continuam lá http://cherry-liahh.blogspot.com/

      Excluir
  10. Eu amei principalmente a parte de pedir ajuda, particularmente, as vezes acho que se eu pedi, não vou ter resposta ou a pessoa não vai querer ajudar, essas coisas, mas vale tentar :) Amei o post <3 beijinhos
    www.cleicefeitosa.com.br

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Nos conte o que você achou da postagem ou do nosso blog.
Pode dar sugestões, ideias, temas.

♥ Deixe o link do seu blog pra visitarmos.

Volte sempre e obrigada pela visita!