22 de jun. de 2019

Resenha: A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea


Resenha: A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea

Oi gente! Quanto tempo que não "damos a cara'' por aqui né?! Vou explicar direitinho mas de forma bem rápida: eu estava lotada de matéria complicada, muitos trabalhos e muito trabalho (dias bem cansativos). Isso tudo foi me desanimando. Mas hoje me empenhei e vou resenhar esse livro maravilhoso de nome grande A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea

Li esse livro para uma matéria da faculdade, Dimensões da Hospitalidade (Olá Humberto) e que no final tínhamos que fazer um artigo relacionando dois temas presentes no livro com a matéria. Falamos sobre viagem e suas hospitalidades e língua. 

O livro é escrito pelo francês Romain Puértolas e foi publicado primeiro na França e se tornou um best-seller por lá. A história é simples de ler, nada muito rebuscado, e é super engraçado, mesmo tratando de assuntos delicados, como a imigração. 

A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea conta a história de um faquir, mais precisamente do Ajatashatru Ahvaka Singh, mas pode chamá-lo de Aja. Aja é um célebre faquir no Rajastão, ele engole espadas, come cacos de vidro, fura a língua com garfos e faz mais outras várias peripécias, claro que tudo de mentira.


Ajatashatru era célebre em todo o Rajastão por engolir espadas retráteis, comer cacos de vidro de açúcar sem calorias, enfiar agulhas falsas nos braços e por um monte de outros truques de prestidigitação dos quais ele era o único, além de seus primos, a conhecer o segredo, e aos quais ele dava de boa vontade o nome de poderes mágicos para seduzir as multidões. p.16

A grande aventura do faquir começa quando ele decide pedir ajuda aos seus ''fás'' da comunidade onde morava para comprar uma cama de pregos na grande Ikea, uma loja de móveis que tem em vários países, inclusive na França. E é para lá que Ajatashatru decide ir, porém nem imaginava o tanto de aventura que ia viver em tão pouco tempo. 

Nessa extraordinária viagem, Aja vai conhecer grandes pessoas que serão capazes de ajudá-lo a pensar de forma diferente e perceber que tem um grande coração. Porém não posso escrever muito senão vou acabar dando spoiler e vocês vão brigar comigo kkk. 

O livro tem como tema principal as questões envolvendo a imigração, ou seja busca de milhares de pessoas por oportunidades de melhorar as condições de vida e financeira. O tema é abordado de uma forma leve e sensível mas muito emocionante. Toca demais nosso coração, faz a gente parar para pensar nessas pessoas. 


E para quem prefere ver filmes ao invés de ler, o livro virou um filme que foi lançado nos cinemas dia 21 de junho. Agora é esperar que seja exibido no Brasil também. Além de escrever A extraordinária viagem do faquir que ficou preso em um armário Ikea, Romain já publicou vários outros livro, além de uma "segunda" parte do que estou resenhando, mas só tem em francês para nossa tristeza :(


Você já ouviu falar ou já lei sobre a viagem do Aja, nosso faquir malandro? Me conta o que achou? 


Beijos mil! 😘


10 comentários:

  1. Eu ainda não havia ouvido falar desse livro, mas AMEI! Deve mesmo ser uma leitura bem leve e divertida. Vou colocar na minha lista de futuras leituras antes de assistir ao filme (que tomara, venha para o Brasil).
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim Leslie, é muito bom e foi uma indicação de um professor meu.
      Caso goste dele, posso até te passar depois uma lista com mais livros com narrativas de viagem.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu não conhecia, mas parece bom demais! Me chamou bastante atenção e claro, quero ler! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse título chega a ser difícil não chamar a atenção kkk
      Mas lê sim, você vai gostar!

      Beijos

      Excluir
  3. Achei bem interessante e trata de um assunto bem importante.
    Eu sou mais de filme do que de livros, então se lançar no Brasil vou tentar assistir :)
    E que bom que voltaram!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito de ler não, mas esse livro valeu demais a pena. Espero que lancem logo o filme aqui.

      Beijos e obrigada <3

      Excluir
  4. Amei sua resenha, ainda não conhecia essa história, mas vou esperar o filme ser lançado para assistir!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não demorem muito para lançar aqui no Brasil.
      O ator que faz o Aja já virou crush kkk

      Beijos

      Excluir
  5. Deve ser leve de se ler mesmo, não fazia ideia.
    Não tinha ouvido nada sobre esse livro ainda.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem diferente o título né?!! O mais legal é que ele trata de um tema tão triste que é a imigração, mas tudo de uma forma mais leve sem deixar de ser emocionante.

      Beijos

      Excluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Nos conte o que você achou da postagem ou do nosso blog.
Pode dar sugestões, ideias, temas.

♥ Deixe o link do seu blog pra visitarmos.

Volte sempre e obrigada pela visita!