27 de ago. de 2014

História dos Bailes de Debutantes


                                                                                                 Imagens: Capricho, Google, Apenas Ana.

Tradicionalmente esta palavra é usada para representar a adolescente que está completando 15 anos de idade. Debutante é uma palavra derivada do francês (débutante), que traduzida significa estréia ou iniciante.
Um ritual de passagem:
O Baile de debutantes é considerado uma espécie de ritual de passagem da infância para vida adulta de uma adolescente, onde os pais apresentavam sua princesa à sociedade começando assim uma nova fase em sua vida. Antigamente, era nesta data, que a jovem adolescente tinha permissão de seus pais para usar roupas mais adultas, freqüentar reuniões sociais e namorar.  Ou seja, literalmente era uma data marcada para a menina se tornar definitivamente uma mulher.

Onde surgiu o baile de debutante?

Os bailes de debutantes surgiram na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. Os bailes também tinham a função de atrair possíveis pretendentes para a jovem debutante.
O ponto alto da festa de uma debutante:
O ponto alto da festa era quando a debutante trocava o vestido simples e quase infantil da recepção dos convidados, por um vestido mais adulto e deslumbrante para dançar a tão aguardada valsa com seu pai. 

A Valsa:

As danças dos bailes de debutantes variavam com os costumes locais de cada região em que a festa era realizada, mas a valsa – uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs – tornou-se a preferida e praticamente uma dança oficial de qualquer evento europeu da época.
Não quero festa! Quero Viajar:
Na década de 80, as debutantes passaram a preferir viagens e presentes, deixando o baile em segundo plano, principalmente por razões econômicas.



Dicas:


- O estilo da decoração deve estar de acordo com o escolhido pela aniversariante, com base em seus sonhos e desejos, porém é necessário encaixar a vontade no orçamento familiar. Para tanto, os pais devem fixar um teto de gastos com a decoração.

- A contratação dos garçons e de toda a equipe que trabalhará na festa deve ser realizada com bastante antecedência, dependendo, claro, da localidade em que se está. Em cidades maiores, o ideal é contratar a equipe com pelo menos quatro meses de antecedência. Solicitar referências é primordial.
- O vestido deve ser providenciado com 6 meses de antecedência. Procure o ateliê de sua preferência ou loja de aluguel.
- A igreja para realização da missa de comemoração deve ser confirmada com até 3 meses de antecedência. Para então providenciar os convites, onde, claro, deverá constar as datas e locais das celebrações. Distribua os convites faltando um mês para o baile de debutante, e a confirmação da presença dos convidados deve ser realizada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

     
                                                       Inspirações: 

   







                                                                 Beijos *-* Jaynara  

5 comentários:

  1. Que legal , disso eu nao sabia, tipo, da historia kkk '
    adorei as fotos que ilustraram o post :D

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  2. adorei descobrir um pouco mais e das dicas !! as fotos estao lindas parabens !! bjinhoss
    http://mundodasfashion12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou Luana Oliveira!!!!!! Beijos Também!!

    ResponderExcluir
  4. Mundo Fashion, obrigada... Que bom que gostou!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não tive minha festa de 15 anos, foi só um bolinho. Mas queria ter uma festa, mas fugir do tradicional também é uma boa, Isadora!! Obrigada por passar aqui...

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Nos conte o que você achou da postagem ou do nosso blog.
Pode dar sugestões, ideias, temas.

♥ Deixe o link do seu blog pra visitarmos.

Volte sempre e obrigada pela visita!